Porque é importante limpar o cache do navegador?

Quando navegamos na internet e utilizamos um navegador como meio de navegar, ao longo do uso são coletados alguns dados no navegador que são denominados "Cache do Navegador".

Como funciona o Cache?

O Cache do Navegador nada mais é que um armazenamento temporário que tem o propósito de reduzir o tempo de carregamentos dos sites que você costuma acessar.

Ele funciona salvando arquivos estáticos na memória do seu computador local. Esse recurso reduz a quantidade de solicitações enviadas ao servidor de internet que contém os arquivos reais. Fazendo assim com que tudo carregue de forma "preventiva" uma vez que já foi carregada antes.

Então porque devemos limpar o cache?

Você deve se perguntar: se o cache faz a navegação ficar mais rápida, porque devemos limpar o cache frequentemente? 🤔

O cenário ideal é que eles sejam constantemente atualizados, pra isso os navegadores deveriam fazer a atualização das memórias armazenadas de forma constante, renovando as rotas conforme recebe informações atualizadas.

O fato é que nem sempre isso acontece na prática, com o acúmulo de informações na memória do navegador, lentidão e comportamentos não esperados passam a ficar mais evidentes, principalmente quando você está acessando páginas ou softwares que trafegam grandes volumes de dados, como é o caso da Simplesdesk.

Por ser um recurso direto do navegador, existe diferença de comportamento entre um navegador e outro. Uma recomendação geral para uso da Simplesdesk é o Google Chrome, por ser um bom navegador e o mais popular. Porém, que consome mais memória e acumula mais dados que outros navegadores.

A recomendação do nosso time, por experiência própria é o uso do navegador Opera ou a sua vertente moderna Opera GX.

Como faço para limpar o cache?

Percebeu alguma coisa estranha? Não carregou algo com de costume? É aí que entra a prática de limpeza de cache de forma manual, Essa ação força a limpeza da memória e consequentemente de todas as rotas acumuladas até aquele momento, incluindo as que estão quebradas. Conforme você vai executando novas ações, novas rotas vão sendo construídas.

Então, sempre que perceber que algo não carregou na Simplesdesk, seja um filtro, uma página de ticket, uma tela em branco, etc. Faça essa limpeza que na maioria das vezes isso já é resolvido sem precisar tomar mais do seu tempo! 😊

Cada navegador tem uma configuração então temos aqui as mais recomendadas:


Então é isso! Esperamos que essas dicas te ajude. 😊

Caso tenha alguma dúvida, é só chamar nosso time de suporte da Simplesdesk. Ou, se preferir, chame através do nosso WhatsApp. 😉 🫶

Last updated